Orquestra Carioca de Flautas
Augusto Silva, Paula Martins e Roseli Moutinho, piccolos
Felipe Braz da Silva, Vinícius Marinho, Carolina Cattan, Munique Melo, Lia Buarque, Erick Conrado, Thayssa Helen Nascimento, Isabella Passos,
Daniel Souza, Maíra Cruz, André Correia Costa Lopes, Paulo José da Silva, Maria Bernardo, João Gabriel Gomes, Karine Curty,
Cláudia Silva de Assis, flautas
Levi Chaves, Vitor Chaves, Pablo Soares Lucas, flautas em sol
David Ganc, Carlos Rodrigues, Xandão Viana, flautas baixo
Artur Rodrigues e Sérgio Barrenechea, flautas contrabaixo
Bruna Saraiva, cavaquinho
Julia Rodrigues, percussão
Eduardo Lagreca Fan, regência
Sérgio Barrenechea, direção artística
A Orquestra Carioca de Flautas, idealizada pelo Prof. Sérgio Barrenechea, teve a sua estréia no 1º Encontro Carioca de Flautas em 2016. Desde então, tem se apresentado com regularidade na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e produziu vários vídeos para os canais Flauta Carioca, MusicaUNIRIO e NIS-UNIRIO no YouTube. Em 2023, a Orquestra Carioca de Flautas realizou a estreia brasileira da obra "Elijah and the wind, para octeto de flautas (2022)” de Victor Somma na XXV BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. É um grupo que prima por apresentar repertório novo na forma de composições e novos arranjos e adaptações para a formação de grupos de flautas, que incluem flautas mais graves como as flautas em sol, flauta baixo e flauta contrabaixo. A orquestra já realizou estreias de composições, arranjos e adaptações de Aurea Regina Coelho, Léa Freire, Deborah Levy, Mário Sève, Levi Chaves, David Ganc, Xandão Viana, Sérgio Barrenechea e Victor Somma.
Lelya Bayramoğullari iniciou seus estudos no Conservatório Estadual D.E.U Izmir em 1986, estudando com o professor Cahit Koparal. Depois de se formar com louvor em 1994, ela continuou seus estudos com o Professor Associado Yo Washio, graduando-se com mestrado na Academia em 1999, além de estudar com Prof. Andre Sebald na "Folkwang Music Academy". Leyla completou seu doutorado no Programa de Proficiência em Arte em 2014 através de seus estudos com a Prof. Ayla Uludere na Mimar Sinan Musical Art University. Durante esse período, Leyla deu aulas de flauta, bem como realizou concertos de música solo/de câmara e orquestra. Ela dividiu o primeiro lugar no concurso de música de câmara "Köhler Ostbahr" em 1996. Além disso, Leyla executou peças solo e de câmara em masterclasses com flautistas renomados, como Auréle Nicolet, Jean-Pierre Rampal e R. Wendorf. Prof. Leyla estreou como solista da Orquestra Sinfônica do Estado de Antalya em 1999 quando executou Suite em si menor J.S. Bach. Ela desenvolveu a classe de flauta do Conservatório Estadual da Universidade Akdeniz em 2000 e continuou lecionando até 2007. Atualmente, se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Estado de Antalya, onde também foi Assistente Chefe da Divisão de Flauta de 2008 a 2010. Leyla tem desfrutado de projetos adicionais, como a adjudicação do 16º Concurso Internacional de Flauta em Nice (França) em 2018, e a publicação do seu artigo "Palco de Flauta na Turquia" na "Flöte Aktuel" (Alemanha). Lelya Bayramoğullari toca com o "İstanbul Flute Ensamble" desde 2015 e participou do "Big Flute Festival" com o İstanbul Flute Ensamble em Washington (EUA) em 2018.
Eduardo Lagreca Fan é natural de Uruguaiana- RS. Iniciou seus estudos musicais na sua cidade natal, com a Profª Yeda Zaccaro. Formou-se Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, sob orientação da Profª Vera Vianna. Participou de festivais internacionais de música e masterclasses, tendo aulas com professores como Olga Kiun, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Cristina Capparelli Gerling, Cinzia Bartoli, dentre outros. Apresentou-se em diversos recitais tanto como solista como em formações camerísticas. Pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), diplomou-se Mestre em Música - Práticas Interpretativas, sob a orientação da prof. Ingrid Barancoski, e atualmente, está finalizando seu Bacharelado em Regência, na classe do Prof. Guilherme Bernstein. Regeu o Coro Oficina da UNIRIO, coordenado pelo Prof. Júlio Moretzsohn; foi regente da Banda Sinfônica da UNIRIO, coordenada pelo Prof. Sérgio Barrenechea, junto ao projeto de Orquestras Sociais da UNIRIO, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Faz parte da Orquestra da UNIRIO, como pianista e assistente, assumindo a regência em concertos na Igreja de Santa Cruz dos Militares e na Sala Cecília Meireles. Também participou por dois anos do projeto de extensão Ópera na UNIRIO, sob coordenação da Profª Carol McDavit, como assistente e pianista correpetidor. Neste projeto de extensão, participou, em 2022, da montagem de A Serva Patroa, de Pergolessi, e de O Telefone, de Menotti. Em 2023, esteve envolvido na montagem de Suor Angelica, de Puccini, onde foi o regente de uma das récitas.
Sérgio Barrenechea é professor titular de flauta transversa no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO. Concluiu seu bacharelado em flauta na Universidade de Brasília e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA, onde teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood. Atuou como solista com o La Fosse Baroque Ensemble, a Orquestra Filarmônica de Goiás, a Orquestra Jovem de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, a Orquestra de Câmara Goyazes, A Oquestra da UNIRIO e a Sinfonietta Carioca. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Cedar Rapids Symphony Orchestra e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atua com o Duo Barrenechea e o Quinteto Brasília, realizando diversos concertos em cidades brasileiras e estrangeiras. Participou como artista e professor de vários eventos e festivais como as Convenções Anuais da National Flute Association nos EUA, o Toronto Latin Flute Festival, o Festival Internacional de Flautistas no Peru, o Festival de Campos do Jordão, o Festival Villa-Lobos, e várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília e do Festival Conexões Musicais-UFF/UNIRIO. É o idealizador do “Encontro Carioca de Flautas” e “Festival Orquestras Sociais” que acontecem anualmente na UNIRIO. Lançou os seguintes produtos frutos de suas pesquisas, fazeres artísticos e colaborações: CD “Duo Barrenechea - Momentos em Paris” (2008), CD “Quinteto Brasília – Brincadeira a Cinco” (2009), CD Triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone” (2010), DVD “Duo Barrenechea – Brasileiríssimo: Encontros (2015) e o livro de partituras “A Música para Flauta e Piano de Francisco Mignone” (2016).
Veja a programação completa no nossos sites:
http://encontrocariocadeflautas.blogspot.com/ e
https://www.facebook.com/orquestracariocadeflautas
Siga-nos
Instagram https://www.instagram.com/orquestracariocadeflautas/
Youtube Flauta Carioca: https://www.youtube.com/channel/UCTP8i405amGo2Fa6ueq5l6g
* * * *
Realização: Sala Cecília Meireles - FUNARJ
Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Apoio institucional:
Instituto Villa-Lobos
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Embaixada da República da Türkiye em Brasília
Consulado Geral da República da Türkiye em São Paulo
Turkish Airlines
FAPERJ
* * * * *
Concerto da Orquestra Carioca de Flautas
Série Música de Câmara - Sala Cecília Meireles
Lelya Bayramoğullari, flauta solista da Turquia
12/06/2024, quarta-feira às 19h
Local: Sala Cecília Meireles
R. da Lapa, 47 - Lapa, Rio de Janeiro - RJ, 20021-180
Comentários
Postar um comentário