Carlos Almada - Convidado

 

 

 

Carlos Almada


Carlos Almada é professor associado da Escola de Música da UFRJ, atuando como docente nos níveis de graduação e pós-graduação. É doutor e mestre em Música pela UNIRIO, ambos os cursos com pesquisas voltadas para análises estruturais da Primeira Sinfonia de Câmara op.9, de Arnold Schoenberg.  Atua como pesquisador, com vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e em congressos no Brasil e no exterior, tendo como principais interesses acadêmicos o estudo da variação musical, sob as perspectivas analítica e composicional, o emprego de computação em música, bem como investigações sistemáticas sobre a estrutura de gêneros da música popular, incluindo formulações teóricas originais. É autor dos livros Arranjo (Editora da Unicamp, 2001), A estrutura do choro (Da Fonseca, 2006) e Harmonia funcional (Editora da Unicamp, 2009), Contraponto em Música Popular (Editora da UFRJ, 2013) e Nas Fronteiras da Tonalidade (Prisma, 2016), e coautor de uma série de 12 livros sobre música popular brasileira, publicados entre 1998 e 2010 pela editora americana MelBay. É arranjador, com atuação em música popular, tendo realizado trabalhos para diversos cantores e grupos musicais. Como compositor teve algumas obras premiadas em concursos e outras apresentadas em edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea e do Panorama da Música Brasileira Atual, além de participar com diversas obras inéditas em três CD´s lançados pela gravadora Ethos Brasil: Mosaico (Duo Salles), Mosaico II (Mariana Salles) e Pianíssimo (Sara Cohen). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), da Associação Brasileira de Teoria e Análise (TeMa), da Sociedade Brasileira de Computer Music (SBCM). É líder do grupo de pesquisa MusMat e integrante do corpo editorial do periódico MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics.

Comentários