Convidado - Sofia Ceccato

 

Sofia Ceccato

    Sofia Ceccato, natural de Angra dos Reis - Rio de Janeiro, é uma das mais atuantes flautistas de seu país, exibindo “domínio do instrumento e desenvoltura cênica” como diz o site especializado em música clássica movimento.com. De acordo com o jornal uruguaio El Pais, é detentora de “grande domínio da espiração e da técnica” (J. C. Huertas – El Pais). É solista, camerista e também
instrumentista de orquestras, além de atuar como produtora e apresentadora.
     Fez sua estreia internacional em maio de 2017, no Teatro Solis, interpretando a obra Masia Muju de Beatriz Lockhart com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu, dirigida por Ligia Amadio.
Recentemente, estreou a obra no Brasil, em um concerto em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Cesgranrio, na Sala Cecília Meireles. Nesta ocasião, dividiu o palco com Anuiá Amaru, flautista da etnia indígena Yawalapiti, com quem improvisou um número. Com o Trio Capitu, lança campanha de financiamento coletivo para a gravação do segundo álbum, apenas com obras de compositoras brasileiras, e estreia o novo espetáculo ComPassos, do qual é produtora e idealizadora, além de colaborar com diversos artistas, como Carlos Malta e Clarice Assad. Com o pianista Edilson Leal, realiza recitais frequentemente, em várias cidades do Brasil. É integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2005.
     Sofia é também apresentadora e entrevistadora à frente do Partituras, programa dedicado à música da emissora TV Brasil, onde recebe convidados nacionais e internacionais. Em 2016, Sofia participou da montagem de Orfeu e Eurídice de Gluck, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde executou o famoso solo do entreato contracenando com a mezzo-soprano Denise de Freitas.
     É mestre em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e graduada em flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi intercambista na University of Georgia, onde se aperfeiçoou com Angela Jones-Reus. No Brasil, seus professores foram Eduardo Monteiro , Afonso deOliveira e Paulo César Castilho. Com o Trio Capitu recebeu por duas vezes o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos. O álbum de estreia do grupo, Novos Ventos, recebeu menção honrosa do site Embrulhador e foi finalista na categoria Revelação do 27o. Prêmio da Música Brasileira.

Comentários