Concerto Lunar 2 - Encerramento - 10º Encontro Carioca de Flautas 15/11/2025 às 18h







 15/11/2024, sábado às 18:00 – Concerto Lunar 2 - Encerramento - Auditório Vera Janacopulos - UNIRIO -  Som Doce da Grota,  Igor Siqueira, Duo Affrettato, Orquestra de Flautas do 10º Encontro Carioca de Flautas

O Conjunto de Flautas da Grota é formado por crianças e jovens da comunidade da Grota do Surucucu em São Francisco, Niterói. O trabalho com a flauta doce na comunidade teve iníco em 1994 quando a pedido se sua mãe D. Otávia, Márcio Paes Selles iniciou as aulas com um grupo de quatro meninos. A flauta doce é um instrumento típico dos períodos renascentista e barroco. Constitui, assim como outros instrumentos destes períodos, uma família. Da mesma maneira que as vozes humanas, temos a flauta soprano, contralto, tenor e baixo. É o primeiro instrumento utilizado, no trabalho desenvolvido na Grota, para iniciar as crianças na música. A partir de 1998, a professora Lenora Pinto Mendes assumiu as aulas de flauta e hoje trabalha com aproximadamente cinqüenta alunos de diversos níveis. O Conjunto de Flautas da Grota se apresenta com os alunos mais adiantados e seu repertório é bem abrangente incluindo músicas que vão desde a Idade Média, Renascimento e Barroco até músicas contemporâneas, além de muitas músicas brasileiras.

O Som Doce da Grota é um grupo de instrumentistas especializados em flauta doce formados pelo Espaço Cultural da Grota (ECG), sob a coordenação da professora Lenora Mendes, uma das fundadoras do projeto de inclusão social pela música que completa 28 anos em 2023. Ao todo, o ECG oferece aulas gratuitas a cerca de mil estudantes oriundos de comunidades carentes em 13 núcleos distribuídos pelas cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo. O grupo realizou diversas na região metropolitana e participou este ano, como convidado, do Early Music Festival no New England Conservatory of Music em Boston, EUA.

O Duo Affretato é formado pelo flautista Felipe Braz e o clarinetista Mauricio Silva, o Duo Affretato estájunto desde 2008, quando ambos eram alunos da Universidade Federal do Estado do Riode Janeiro. Individualmente, os membros do duo têm se destacado no cenário musicalnacional e internacional. Felipe ocupou o cargo de flautista principal da OrquestraSinfônica de Barra Mansa por cerca de 10 anos, tendo recebido importantes elogios, comodo maestro Alessandro Ferrari, do famoso Teatro alla Scala de Milão. Já Maurício Silvatem se consagrado como solista internacional, tendo se apresentando em países comoAruba, Estados Unidos, Japão, Israel e França, além de dividir o palco com nomes comoEdith Peña (nomeada ao Grammy Latino) e Paquito D'Rivera (ganhador do Grammy). OAffretato gravou a música “Lírico Jazz Duo” do compositor italiano, radicado na França,Armando Ghidoni. Esse trabalho foi realizado em parceria com vários músicos europeus,com destaque para os solistas da Ópera de Monte Carlo. Em comemoração ao seu tempode estrada, eles lançaram um novo álbum chamado “Baião de Dois: Cantos, Contos eEncantos do Nordeste”, em julho de 2020, como premiação no edital “Cultura Presentenas Redes” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.Neste CD, os compositores Everton Machado e Plínio Alencar compuseram 13 obrasoriginais baseadas em clássicos do cancioneiro nordestino, como uma homenagem a estepovo guerreiro e sua bela cultura. O lançamento aconteceu através de uma live noYouTube e fez um enorme sucesso. Além da rica contribuição ao repertório para flauta eclarineta brasileiro e mundial, o duo prestou um tributo em relação às suas própriashistórias pessoais e de suas famílias, sendo eles descendentes de nordestinos quemigraram para o Rio. Isso confere uma intimidade única na interpretação de cada músicaque pode ser sentida por todos que os escutam. O novo projeto do Duo já está no forno ese chama “Pindorama: O Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste”. Agora o escopo éampliado para estilos e gêneros de todo o Brasil e assim mostrar toda a beleza e riquezada música e músicos do Brasil.


Comentários