Concerto Lunar 1 - 14/11/2024, sexta-feira às 19:00 - Abertura Auditório Vera Janacopulos/UNIRIO - Orquestras de Flautas






10º Encontro Carioca de Flautas

14/11/2024, sexta-feira às 19:00 – Concerto Lunar 1  - Abertura  

Orquestra de Flautas da Casa do Choro e Orquestra Carioca de Flautas

Auditório Vera Janacopulos/UNIRIO - Av. Pasteur, 296, Urca


A Orquestra de Flautas da Casa do Choro (OFCC) é um dos grupos formados pelos alunos da Casa do Choro, na cidade do Rio de Janeiro. Foi criada em 2016 pela maestrina Naomi Kumamoto, pianista e flautista formada pela Universidade de Pedagogia de Osaka, mestre da Escola Portátil de Música e da Casa do Choro. O repertório da orquestra é composto basicamente por choros, tangos brasileiros, valsas e também o baião, autorias de nomes como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Mauricio Carrilho, Altamiro Carrilho, Leandro Braga, Marcílio Lopes e outros. A orquestra executa peças tradicionais e modernas com arranjos exclusivos. Este repertório, no entanto, é uma obra aberta, sempre em atualização. Também está sempre buscando outras possibilidades da flauta transversal além de sua função tradicional de instrumento solista. Em maio de 2023 lançou seu primeiro CD “ Maxixe do Vento” pela Acari Records. O grupo explora a sonoridade da família das flautas, desde o flautim até a flauta baixo. O grupo é reconhecido como sendo a única orquestra que se dedica exclusivamente ao repertório do choro e de sua história, desde o século XIX até o XXI. Com o intuito de estudar e difundir este repertório, o grupo com o total de 23 flautistas, segue entusiasmado rumo aos 10 anos de existência com encontros e apresentações memoráveis. Em Setembro de 2025 a OFCC se apresentou no palco do Teatro Municipal de Niterói, dentro do projeto QUARTA CLÁSSICA, com casa lotada, e alcançando um enorme sucesso. O grupo acolhe flautistas de idades, formações, origens, gêneros e nacionalidades diferentes por meio da linguagem de choro e da flauta. É possível encontrar em sua formação integrantes com idades entre 20 e 70, o que vem de encontro às políticas de combate ao etarismo na área artística.

A Orquestra Carioca de Flautas, idealizada por Sérgio Barrenechea, teve a sua estréia no 1º Encontro Carioca de Flautas em 2016. Desde então, tem se apresentado com regularidade na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e produziu vários vídeos para os canais Flauta Carioca, MusicaUNIRIO e NIS-UNIRIO no YouTube. Em 2023, a Orquestra Carioca de Flautas realizou a estreia brasileira da obra "Elijah and the wind, para octeto de flautas (2022)” de Victor Somma na XXV BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. A Orquestra Carioca de Flautas realizou recentemente, em junho de 2024, um concerto na Sala Cecília Meireles, tendo como solista a flautista Lelya Bayramoğullari da Turquia. O ano de 2024 foi bem movimentado e a orquestra se apresentou em várias situações como na série Música no Assyrio no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na série Clássicos de Câmara na Sala Carlos Couto em Niterói, no 9º Encontro Carioca de Flautas na UNIRIO, no concerto Duo Barrenechea Convida a Orquestra Carioca de Flautas no Teatro do CCJF, na abertura do Encontro das Artes 2024 da SECEC-RJ na Biblioteca Parque, no V Colóquio Raça e Interseccionalidades no CCH/UNIRIO, na série Café Concerto no Centro Espírita Israel Barcelos em Bento Ribeiro, entre outras participações. É um grupo que prima por apresentar repertório novo na forma de composições e novos arranjos e adaptações para a formação de grupos de flautas, que incluem flautas mais graves como as flautas em sol, flauta baixo e flauta contrabaixo. O grupo tem predileção pela música carioca e busca valorizar e dar visibilidade à obras e compositores pouco tocados. A orquestra já realizou estreias de composições, arranjos e adaptações de Aurea Regina Coelho, Léa Freire, Deborah Levy, Eugene Magalif, Özge Gülbey Usta, Fernando Brandão, Sérgio Brandão, Mário Sève, Levi Chaves, David Ganc, Xandão Viana, Augusto S. Pereira da Silva, Sérgio Barrenechea e Victor Somma.

Comentários