Convidado 2018 - Nilton Moreira

Nilton Moreira





Nilton Moreira é um flautista brasileiro das Minas Gerais. Ele representa a nova geração de flautistas emergentes na comunidade musical brasileira. Sua carreira é destacada pela interação entre música popular e clássica, atuando na cena popular e também tocando repertório clássico, com Orquestras e
grupos de câmara. Nilton Moreira é doutor em Música pela UNIRIO, mestre em Performance musical na UFMG e Bacharel em Flauta Transversa pela Escola de Música da UFMG. Atualmente é professor do Departamento de Música da UFJF. Nilton participou de vários festivais de música,: Convenção NFA (Charlotte - EUA, 2012), a Convenção AFE (Sevilla - Espanha, 2014), James Galway Festival (Weggis - Suíça), Curitiba Music Festival (Brasil, 2003). Destacam-se na carreira de Nilton apresentações internacionais como: Concerto na Indiana University (EUA), na Convenção do Centro Latino- Americano de Música em 2012; show em Montreal (Canadá), com o grupo Patuá, no teatro MAI, em 2016. 
No ano de 2017, Nilton lançou o CD “Entremeando” no World Flute Festival, (Argentina), na Universidade de Aveiro (Portugal); no Espacio Incluir (Chile) e no Centre des Musiciens du Monde (Canadá). Em 2018, Nilton se apresentou no Canadá, na Sala Koerner Hall (Toronto) e no Conservatoire de Montréal; se prepara ainda para tocar em mais dois eventos internacionais: National Flute Association (Orlando, EUA) e Dutch Flute Association (Holanda). Nilton é membro fundador do Club du Choro de Montréal (Canadá). Ganhou o prêmio de 2o lugar no Concurso Artista Jazz no Congresso da National Flute Association, nos Estados Unidos, em 2018. Nilton Moreira participou de outros concursos, com as seguintes premiações: No ano de 2003 ganhou os concursos Jovem Solistas da UFMG Foi vencedor também do concurso Jovem Músico BDMG, onde realizou um recital na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte.
 Em 2004 foi finalista dos concursos Weril para sopros. Foi finalista também do concurso Henrique Niremberg de música de câmara. Em 2005 ganhou o concurso Jovem Instrumentista BDMG e o concurso “Orquestra para Todos” da Orquestra
Sinfônica Brasileira, onde, através desse concurso, participou de um estágio e realizou um concerto com a OSB, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 2005. Estudou improvisação com o professor Mauro Rodrigues, como premiação pelo concurso Jovem Instrumentista BDMG. Nilton gravou um CD com o Sexteto Patápio Silva, contendo várias composições de Patápio Silva. Nilton também atuou como arranjador e produtor deste CD. Foi flautista da Orquestra da UFMG e da OSB Jovem. Já atuou também como músico convidado junto à Orquestra Filarmônica de MG, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquestra Ouro Preto.

Comentários